foto bio.JPG

Cláudia de Bem

light designer e artista multimídia

   Cláudia de Bem, radicada em São Paulo, light designer, artista
multimídia, pesquisadora, mestre em artes cênicas e doutoranda na USP-ECA Universidade de São Paulo desde 2016. A sua trajetória artística se configura pela
utilização da luz como potência desencadeadora de processos criativos que compartilham o espaço e interpenetram-se de poéticas que dialogam com a luz, assim como, com a teatralidade e a performatividade da visualidade.
   Desde 2008 têm se dedicado ao
estudo da luz nas suas manifestações
fenomenológicas estabelecendo um discurso das conexões da luz com o corpo, o cotidiano, a matéria e a natureza
. No seu trabalho é notório a revelação de um olhar singular onde o ato de criar com luz é contemplar, ver, experimentar e sentir sua presença. Neste contexto, a artista desenha percursos imagéticos.
   Durante sua carreira foi
agraciada com 10 prêmios nas artes. Em 2015, foi uma das artistas brasileiras a representar o Brasil na 13 ° Quadrienal de Praga, na República Tcheca e recebeu o Prêmio Destaque Braskem -RS em luz e cenografia em 2015. Como pesquisadora, acompanhou algumas produções do encenador americano Robert Wilson no Brasil (São Paulo e Porto Alegre) e Argentina (Buenos Aires).

   O ineditismo do seu trabalho é um mérito e carrega possibilidades do exercício da criatividade e construção de abordagens estéticas alternativas para os processos artísticos que implicam na visualidade. Atua preferencialmente na área de artes cênicas, visuais e da performance desde 1995 .

sobre